O LSA está equipado com duas (02) bancadas de teste didáticas de sistema pneumático e eletropneumático, quatro (04) bancadas de teste didáticas do sistema hidráulico, uma (01) bancada de treinamento de transmissões mecânicas, uma (01) bancada de treinamento para controle de motor elétrico DC e quatro (04) servomecanismos modulares para controle de motores DC e sistemas syncros.

A bancada de teste de sistema pneumático/eletropneumático consiste de um módulo puramente pneumático composto por um atuador de ação simples, um atuador de dupla ação, uma unidade conservadora de ar, três válvulas direcionais pneumáticas 3/2 (3 vias/ 2 posições) com acionamento com botão e tipo “chave”, quatro válvulas direcionais pneumáticas 5/2 com acionamentos variados e duas válvulas pneumáticas lógicas: uma válvula alternadora (ou) e uma válvula de simultaneidade (e). Este modulo pneumático puro possui um compressor elétrico de 2 bar, manômetro e conta também com mangueiras para fazer a ligação entre os componentes. O modulo elétrico conta com botoeiras elétricas, painéis de relés e três servoválvulas direcionais e amperímetro além de um conjunto de leds. Utiliza-se nas aulas de laboratório de EMA020.2 para o curso de engenharia mecânica aeronáutica e EME610P para o curso de engenharia de produção. O equipamento possui o potencial para ser utilizado na prestação de serviços a empresas através de projetos de extensão.

Bancada da FESTO
Bancada de testes – sistema pneumpatico/eletropneumático

A bancada de testes do sistema hidráulico permite ilustrar o funcionamento do circuito hidráulico básico de inúmeros sistemas embarcados nas aeronaves como extensão e retração de trem de pouso, subsistema de freios das rodas, acionamento de superfícies de controle (comandos de voo), etc. A bancada é composta por um atuador de dupla ação, uma massa de 4 kg, duas válvulas de controle de fluxo unidirecionais, um medidor de vazão, duas válvulas direcionais (4/3 e 4/2), um reservatório (tanque) e uma bomba (hydraulic power pack) além de uma válvula reguladora de pressão e as mangueiras que permitem realizar o arranjo dos diferentes experimentos possíveis durante as práticas.

Bancada de testes – sistema hidráulico

A bancada de treinamento do sistema de transmissão mecânica auxilia as disciplinas EME704 e EME802 na fixação dos conhecimentos em elementos de máquinas, além de servir nas aulas demonstrativas de EMA008 como exemplos de transmissão mecânica de comandos de voo de aeronaves de asa fixa e asa rotativa. A bancada está composta por conjuntos de eixos, correias, correntes, polias, mancais com rolamentos e engrenagens de vários tipos. Além disso, contém todas as ferramentas necessárias para fazer a montagem dos experimentos, ou seja, instalação, fixação e ajuste dos componentes principais, portanto, o kit também possui calços de aço inox, indicadores de folga em rolamentos, tensiometros de correias, etc. Todos estes componentes são suportados por uma estrutura metálica robusta com compartimentos para o armazenamento ordenado das peças e conta com um motor elétrico para fornecer a potência necessária ao sistema de transmissão mecânica.

Bancada de Treinamento de Transmissão Mecânica

A bancada de treinamento do sistema de controle de motores elétricos DC auxilia na disciplina EMA009 permitindo a simulação e controle de motores DC monofásicos e trifásicos usando circuitos tiristores (válvulas elétricas baseadas no uso de semicondutores). O controle de velocidade e de corrente pode ser realizado por meio de diferentes arranjos do circuito de controle em laço fechado e, por exemplo, controladores PI podem ser implementados com esta finalidade. A bancada de treinamento consiste das seguintes unidades: circuitos de controle do motor, diodos, fonte de potência trifásica, carga indutiva variável, multímetro ac/dc, tacômetro-gerador dc, tacômetro ótico e de contato. Um armário vertical para montagem dos componentes faz parte também da bancada de treinamento. Um osciloscópio digital é utilizado em conjunto com a bancada.

Bancada de transmissão de treinamento de motor elétrico

O servomecanismo modular MS150-1 Mk3 da Feedback é utilizado com o intuito de mostrar o funcionamento prático de sistemas de controle em malha fechada, reforçando o conhecimento dos estudantes na disciplina EMA022 e auxilia no entendimento de syncros, tecnologia relativamente nova utilizada no sensoriamento e indicação de posição de superfícies de controle e hipersustentadoras em aeronaves, auxiliando, portanto, nos tópicos relacionados ao sistema de instrumentos de aeronaves na disciplina EMA009. Os módulos incluídos no servomecanismo MS150 são: uma fonte de potência elétrica, um servo amplificador, dois motores elétricos DC, uma caixa de redução de velocidade mecânica com tacômetro e um conjunto de unidades utilizadas para o controle de motores elétricos AC e DC como por exemplo: um amplificador operacional para cálculo de erro, potenciômetros (utilizados como sensores e referência), syncros diferenciais, relés e módulos de controle PID. Este último módulo conta com uma placa analógica/digital e um conjunto de acessórios que permitem o acoplamento/interface do MS150  ao software MATLAB/SIMULINK.

Servomecanismo modular – sistema elétrico, instrumentos e controle